Tempo é dinheiro: saiba como ter uma rotina produtiva e comprometida com a qualificação
O Brasil é o segundo país no mundo onde alunos passam mais tempo na internet durante as horas vagas. Os dados são do relatório “Bem-Estar dos Estudantes: Resultados do Pisa 2015 (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) que é organizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Feito a cada três anos, o último relatório revelou que os adolescentes brasileiros da faixa de 15 anos passam mais de três horas diárias, equivalente a 190 minutos durante a semana, navegando na rede. O país perdeu apenas para o Chile, onde os alunos ficam em média 195 minutos conectados. Alunos da Bulgária, Costa Rica, Suécia, Reino Unido e Uruguai também ficam mais de 180 minutos por dia conectados.
Entre os estudantes brasileiros, 47% afirmaram usar a internet para jogar on-line todo dia ou quase todo dia. Entre as meninas, o percentual foi de 22,4%. No que diz respeito às redes sociais, 68,7% dos meninos disseram acessar redes sociais todos ou quase todos os dias.
A partir desses dados, é possível perceber como os jovens perdem tempo sendo ociosos enquanto poderiam estar administrando melhor seu horário e sua rotina, por isso o Blog Senac Piauí traz alguns exemplos de aplicativos que podem te auxiliar a controlar o tempo que você gasta mexendo no celular, e também de pessoas que conseguiram mudar de rotina usando menos o celular.
MENTHAL
O Menthal é aplicativo gratuito para Android, que faz parte de um trabalho realizado por estudiosos alemães que buscam informações para medir o nível de “vício” dos usuários de smartphones. O aplicativo controla toda a interação com o aparelho: registra todas as vezes que ele é desbloqueado, cada vez que um aplicativo é iniciado e acompanha todas as ligações efetuadas e recebidas.
No decorrer dos dias, o app fornece um feedback sobre o uso do celular e chega até a avisar se sua saúde corre riscos por conta da dependência do aparelho. Os desenvolvedores do Menthal avisam que o app pode levar dois ou três dias para coletar os dados e criar estatísticas confiáveis.
BREAKFREE
O BreakFree também é um aplicativo gratuito para Android que fornece um painel de controle que mostra ao usuário do smartphone as interações feitas. As pontuações são divididas em três quantidades: de 0 a 40, zona verde, de 40 a 70, zona amarela, e acima de 70, zona vermelha.
Quanto mais o usuário desbloquear o aparelho, abrir aplicativos e realizar ligações, maior será a pontuação e o “nível de vício”. O app ainda oferece um sistema de recompensas para quem conseguir diminuir o uso do smartphone e atingir algumas metas estabelecidas.
MOMENT
Para os usuários do iPhone, o aplicativo Moment é o indicado. O app controla o uso do celular e ainda permite que você defina limites de uso diário e customize opções de acordo com suas necessidades. Caso ultrapasse, o app envia uma notificação quando o limite é atingido ou quando está próximo. O Moment também cria um mapa diário de todos os lugares que o usuário foi com o celular.
ROTINA FOCADA NA QUALIFICAÇÃO
É sempre bom ter exemplos para se inspirar não é mesmo?! Temos duas histórias que vão te ajudar a mudar de pensamento e saber administrar melhor o seu tempo. Pedro Silva tem 18 anos e conta que mexia muito no celular, principalmente nas redes sociais. Ele faz o curso de assistente administrativo no Senac Piauí, após ingressar na área, ele disse que teve sua vida completamente modificada.
“Antes eu acordava cedo, ia para o colégio, e quando chegava a tarde ia mexer no celular, nas redes sociais, agora, depois do curso a minha rotina mudou, pois de manhã eu estou no curso, a tarde eu estou no emprego de menor aprendiz e no tempo livre como a noite eu foco nos estudos”, disse orgulhoso.
Juliana Mendes tem 20 anos e também tem uma rotina focada na qualificação, colega de classe de Pedro ela conta que nunca foi muito fã de passar tempo no celular. “Minha rotina começa logo cedo às 4h da manhã, porque eu moro longe e também porque faço as atividades domésticas, após isso, saio de casa, por volta das 6h20 para vir para o curso, para chegar sempre cedo. Nunca fui muito fã das redes sociais, para mim internet é para estudo, o único aplicativo que eu uso é o whatsapp, por causa do curso, assim eu posso me comunicar com meus colegas e professores”, frisou.
E ai? Gostou das dicas do Blog? Se increva na nossa newsletter para receber nosso conteúdo. Ficou interessado no curso de assistente administrativo? Clique Aqui e confira os cursos disponíveis na área de Gestão.
Senac mais perto de você!
#VivaNovasHistórias