Tok&Stok: conheça a empresa nacional parceira do Senac Open
A Tok&Stok é uma empresa de decoração de móveis criada em 1978 pelo casal francês Régis e Ghislaine Dubrule, recém-chegado da França ao Brasil. A empresa tem 40 anos no mercado, com filiais em todas as regiões do país. A empresa encontrou na produção do design próprio a conexão e liberdade que o cliente precisa para escolher e criar o ambiente desejado.
No Senac Open, a Tok&Stok assinou os ambientes do espaços Business, Design de Interiores, Sala de Imprensa e Palco e trouxe graça e charme ao evento com mobiliário conceitual e prático.
Nosso blog revela para nosso internauta detalhes de uma das maiores empresa de design de móveis, utensílios e objetos de decoração em atuação no Brasil. Fizemos uma entrevista exclusiva com os gestores de Tendências e Design da Tok&Stok , Ademir Bueno e Edson Coutinho. Ambos falam sobre como a empresa atua, sobre a importância da parceria entre o Senac Open e a Tok&Stok e, principalmente, da importância dos cursos técnicos para profissionalização do mercado. Ficou curioso? Então, leia abaixo a entrevista completa:
A Tok&Stok faz 40 anos em 2018. Quais as principais conquistas para consolidação da marca no mercado do design brasileiro dentro dessa linha do tempo?
R: A maior conquista nestes 40 anos foi manter forte a nossa missão de levar o bom design a preços acessíveis para mobiliar a casa inteira em um único dia em todas as regiões do país. Essa missão que parecia impossível nos primeiros anos se tornou a nossa maior força para nos consolidarmos como a maior rede de móveis e acessórios do Brasil.
Nestas 4 décadas a Tok&Stok abriu lojas em quase todas as capitais do País e também aumentou a abrangência com sua loja virtual atingindo um número cada vez maior de brasileiros. Desde a sua fundação valoriza o design próprio e também o assinado. Sempre pensando no bem-estar das pessoas e com muito orgulho de ser uma empresa nacional.
Muito antes do termo fast-fashion ser cunhado já estávamos levando ao grande público coleções coordenadas baseadas em tendências e pesquisas de estilo sempre adaptadas ao viver brasileiro. Desde a inauguração apresentamos ao mercado uma coleção de design assinado sueco (lançamento mundial) Innovator com móveis coloridos e desmontáveis ao mesmo tempo uma seleção de artesanato brasileiro e móveis modulados desenhados pelos fundadores em madeira clara araucária.
Esse mix de design assinado, design próprio, produtos de fácil montagem e transporte e cultura brasileira está presente até hoje em nossa coleção.Ao longo dos anos também nos tornamos um importante veículo de disseminação da cultura do design no Brasil. Nomes como Fernando Jaegger e Marcelo Rosenbaum por exemplo iniciaram sua trajetória como grandes colaboradores da Tok&Stok e depois deslancharam suas carreiras. Desde o princípio a informação sobre o designer criador é disponível na etiqueta de cada produto, o que mostra que design não é somente a estética, mas sim o pensamento para solucionar problemas de todos os produtos existentes.
Ao longo dos anos tivemos lançamentos de coleções assinadas que mostravam mais à fundo o pensamento, a proposta e a visão de cada criador para a casa Brasileira. Nomes como Irmãos Campana, Mana Bernardes, Joana Lira, Calu Fontes, Guilherme Bender, entre outros, consolidaram a marca Tok&Stok como sinônimo de design acessível.
É parte do DNA da empresa estar atento às várias fases da vida do consumidor, o que faz da criação um desafio na medida que não é apenas o fator econômico e social, mas a faixa etária das pessoas: crianças, jovens, idosos, casados, solteiros, muitos, poucos….Qual o segredo? Conta pra gente!
R: Costumamos dizer que nossos clientes são jovens de todas as idades e o nosso objetivo é atender a todas as necessidades do consumidor em sua casa, escritório ou jardim com frescor e leveza. Ao criar pensamos muito nas famílias de todas as configurações, quais são as necessidades, quais são os seus problemas. Sempre nos colocamos no lugar do consumidor e reforçamos a máxima “Seja Cliente” a cada desenvolvimento de uma coleção inteira ou de um único produto novo avulso. O cuidado e o carinho é sempre o mesmo.
Consumidores cada vez mais exigentes são um ponto de atenção para qualquer marca, como vocês trabalham isso? Pesquisa?
R: O “Seja Cliente” também serve para esta pergunta, temos que nos colocar no lugar do cliente e pensar em soluções que atendam às suas exigências. Ouvimos diariamente nossos clientes através das redes sociais e das lojas com o contato direto de nossa equipe de vendas. Pesquisa também é uma importante fonte que trabalhamos periodicamente, com focus group e demais ferramentas. A nossa equipe comercial e de a equipe de design também mantém uma rotina semanal de visita às lojas aonde coletamos informações, sugestões e reclamações da equipe de vendas e de clientes.
Onde o design encontra o status de vida melhor na jornada de criação da Tok&Stok?
R: O design para nós é solucionar problemas, seja na função do produto, seja em uma nova situação de vida, um novo hábito do consumidor ou até na redução de custos analisando o processo de fabricação. Ele está em toda a cadeia, da identificação da necessidade, criação , produção e comercialização. Costumamos dizer que não existe ‘stok” sem o ‘tok”. Ou seja, não existe simplesmente “produtos” sem o pensamento do design.
Toda a nossa coleção serve ao propósito da vida melhor inclusive ao aspecto emocional, do desejo e do sonho de uma casa com a “sua cara”.
Um dos principais benefícios do design é promover mudanças, quais as colaborações da Tok&Stok nesse sentido?
R: A Tok&Stok está presente nas várias fases da vida das pessoas: Casamento, Nascimento, Separação… estas fases por si só representam mudanças. Ao pensar produtos novos e soluções acreditamos que estamos promovendo mudanças também, muitas vezes as pessoas têm um problema e não sabem como resolver, como organizar a casa por exemplo. Pensamos em resolver estes problemas em oferecer soluções e provocar mudanças no dia-a-dia do consumidor.
Hoje, o segmento de Design tem muita concorrência. Desse modo é preciso estabelecer um sentido e uma “cara”. O que não pode faltar nas criações da Tok&Stok?
R: Essa é verdadeiramente um dos nossos maiores diferenciais, o produto Tok&Stok é reconhecível e até copiado. Não existe no mercado Brasileiro uma oferta de produtos (12000 SKUs diferentes) 100 % coordenada em coleções, temas e cartelas de cores como na Tok&Stok. É um trabalho Hercúleo da equipe interna para que isso aconteça nos nossos pontos de venda e também na casa do cliente. Trabalhamos atualmente com 9 tendências diferentes que podem ser mescladas criando inúmeras personalizações pelo consumidor. Mesmo assim, nesse universo inteiro de estéticas, existe e persiste uma estética maior Tok&Stok que foi construída com um conceito forte e intrinsicamente influenciada pela visão de design do nossos fundadores Regis e Ghislaine Dubrule.
O critério de renovação é planejado no trabalho de vocês? Qual a Influência do design global no trabalho da Tok&Stok?
R: Os lançamentos são planejados com um calendário anual, baseado em sazonalidades e nas tendências de design e de decoração. Trabalhamos com no mínimo 1 ano de antecedência ao lançamento. O que pode parecer muito é uma verdadeira correria. A influência do Design Global é muito presente. Estamos sempre de olho nas tendências dos grandes centros influenciadores, através de visita à feiras, lojas e sites de tendência. Mas antes do desenvolvimento de produtos fazemos um trabalho profundo de pesquisa e formatação destas tendências em uma versão Tok&Stok e principalmente adaptada à realidade e o estilo de vida Brasileiro.
Como vocês conseguiram produzir design acessível sem perder o conceito? A indústria tem colaborado para o design acessível?
R: Esse é nosso desafio constante, acreditamos que um bom designer deve buscar constantemente a melhor relação custo x benefício. A indústria brasileira melhorou muito e a Tok&Stok contribuiu com isso, exigindo desde sempre produtos desmontáveis que exigem organização fabril.
É fácil conciliar o material empregado, o custo de fabricação e o acesso cada vez maior ao mercado para permitir preços mais acessíveis?
R: Nos envolvemos desde a escolha da fábrica correto, da matéria-prima e do melhor aproveitamento que resultam em produtos com custo adequado.
Como vocês escolhem os designers que assinam as coleções da Tok&Stok?
R: A nossa escolha é sempre baseada no produto, não adianta ter um nome famoso e um produto ruim. A visão do designer, a sua trajetória e a sinergia com os nossos princípios de design são importantes. Mas o que manda é o produto final. O produto precisa ser bom, acessível, funcional e bonito independente do nome.
Vocês trabalham com design de causa? Quais bandeiras levantam? Sustentabilidade, por exemplo?
R: Sim, sustentabilidade é uma das nossas bandeiras. Fomos o primeiro varejo no Brasil a formalmente assinar o termo de compromisso com o selo internacional FSC (Forest Stewardship Council) no qual nos comprometemos a aumentar a oferta de produtos que só utilizem madeira de origem controlada e manejo florestal. E portanto não agridem ao meio ambiente.
Os setores criativos podem impactar todo o ecossistema econômico, social e tecnológico de um país e, nesse sentido, inúmeras áreas correlatas às profissões criativas podem adquirir importância em termos de suporte estratégico. Como a Tok&Stok tem atuando nesse contexto econômico e social, considerando a importância da economia criativa no Brasil, não só para a geração de empregos, mas para o desenvolvimento e fortalecimento do design?
R: Esse é o nosso DNA. Além de termos uma equipe interna de 12 designers trabalhamos com em torno de 70 outros designers assinando criações para a nossa marca. Fomentamos a formação destes profissionais também através do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário. Em sua 13ª edição o prêmio Tok&Stok é parte integrante da grade curricular de 120 universidades e faculdades de Design, Arquitetura e design de Interiores no Brasil Inteiro alcançando records de inscrições ano a ano.
E o mercado de trabalho brasileiro na área do design. É fácil encontrar profissionais qualificados?
R: Este mercado está em ascensão, a aproximação do profissional com a indústria nacional, tem trazido excelentes resultados e por isso os profissionais estão cada vez mais qualificados.
Qual a importância da formação técnica na opinião de vocês? Falando para alunos interessados nos cursos do Senac!
R: Com a ascensão do mercado profissional, ter habilidades e qualidades técnicas fazem o profissional ter um destaque no mercado de trabalho.
Participar de eventos como o Senac Open é importante pra vocês? Por quê?
R: Assim como temos o Premio Tok&Stok de Design a aproximação com estudantes é importante para fomentar a formação de profissionais do ramo.
Veja o vídeo do Senac Open:
Confira a galeria do espaço da TOK STOK no Senac Open:
Ficou interessado no Senac Piauí? Clique Aqui e confira nossos cursos.
#SenacOpen
#VivaNovasHistórias