Dia Mundial da Criatividade em Teresina foi base de lançamento do Senac Day
Criatividade e inspiração foram as marcas do DMC 2019. O Senac Piauí, anfitrião do evento em Teresina, mapeou alguns dos 21 segmentos do seu portfólio e mostrou ao público do evento como a criatividade pode ser parte do projeto de aprendizagem. As oficinas de Libras, Game Educacional, Gastronomia e o lançamento do game Bússola das Profissões integraram o Senac Day, projeto cujo objetivo é apresentar o Senac, oferecer experiências e vivências e promover o relacionamento do Senac com o público. Dentro do DMC Teresina, além das atividades citadas, o público do evento teve a oportunidade de os laboratórios de Libras, Informática, Design, Fotografia e Gastronomia.
O DMC Teresina 2019 integrou o Dia Mundial da Criatividade que aconteceu, simultaneamente, em 54 cidades do Brasil, Portugal, Alemanha e Sérvia. A ideia é capitaneada pela Project Hub do empreendedor Lucas Foster. Na nossa cidade o DMC ofereceu 5 horas de atividades com muita inovação e compartilhamento de ideais. Foram 17 atividades, 35 inspiradores e 1209 inscrições. Números que representam a grandiosidade do evento e o interesse pelo tema central da iniciativa.
Veja as oficinas do Senac Day no Dia Mundial da Criatividade:
Gastronomia:
Uma das oficinas oferecidas pelo Senac Day no Dia Mundial da Criatividade foi a de Gastronomia com o chef convidado Sânzio Araújo. Sânzio é prova que investir em qualificação é importante ideal para quem deseja obter o sucesso, ex-aluno do Senac Piauí, ele atualmente é um empreendedor de sucesso no segmento de Gastronomia .
Em entrevista ao Blog Senac , Sânzio disse que participar do Dia Mundial da Criatividade foi importante para mostrar a importância da criatividade na área gastronômica. “Foi muito bom mostrar como é o processo de criação na gastronomia. Temos três combinações crucias na hora do processo de criatividade: o produto, tem que ser um produto viável de preferência do Piauí, dois: a logística interna da cozinha tem que funcionar e terceiro tem que ser comercial, a criatividade precisa estar presente também na hora de vender a comida”, falou.
Com grande curiosidade no ramo da culinária o empresário cursou gastronomia na Faculdade Facid e após finalizar o curso expandiu seus conhecimentos através de escolas renomadas como Laurent Suaudeau e pela cozinha (estágio) do estrelado Dalva e Dito, em São Paulo.
Em paralelo aos cursos realizados na capital paulista, Sânzio e mais três sócios iniciaram a construção do restaurante Anisan, inaugurado em dezembro de 2018. “Iniciei meu trabalho aos 16 anos quando me emancipei, comecei com um quiosque de sushi dentro de uma rede de supermercado depois abri lojas e, entre erros e acertos, estamos com 12 anos de operação. Esses últimos dois anos sai da área administrativa e me dediquei à cozinha, entrei em uma faculdade de gastronomia, estagiei com um dos melhores chefs do mundo e abri, mais recentemente, um novo restaurante completamente diferente de tudo que eu já tinha feito até então, com a proposta da cozinha autoral para mostrar aos nossos comensais que não é só comida, cozinhar também é cultura, também é arte. Sair da zona de conforto, mesmo que tenhamos receio dos desafios que vamos encontrar, é o que me move para ser mais criativo”, frisou.
Libras:
Outra oficina apresentada pelo Senac Day no DMC 2019 foi “Uma identidade contada em Libras”, com o grupo CorpoVerso no laboratório de Libras do Senac Teresina. A oficina buscou incentivar seus participantes a pensar o corpo e seus significados na relação com a mente, as identidades, a sociedade e as linguagens que expressam e com as quais interagem e transformam as experiências artísticas, construídas nesses encontros, em contribuições que fazem a diferença na vida de outras pessoas, sejam elas surdas ou não surdas.
O grupo Corpoverso é voltado para o incentivo da produção artística em Libras e que é construída com/na/para a comunidade surda. Por meio de peças teatrais, saraus e oficinas transforma pensamentos e mobiliza ações de surdos e não surdos para a valorização da identidade e da cultura surda e para a interação multicultural.
Leila Alexandre, integrante do CorpoVerso (de blusa colorida na foto) afirmou que participar do DMC foi uma experiância maravilhosa.”Poder trabalhar com dois parceiros tão generosos, como a Natália e o Mário, poder conduzir uma oficina sobre o corpo criativo que se expressa em Libras, ter participantes tão dispostos a embarcar com a gente na proposta e sermos amparados por uma equipe tão incrível como a que organizou o evento, são coisas para não esquecer, para agradecer e para levar como aprendizado de vida”, explicou.
A professora de idiomas, Patrícila Lima, saiu do evento satisfeita, ela participou da oficina Corpo Verso. Para ela, o evento trouxe o lado humano e inclusivo da criatividade. “Às vezes nós queremos impor a nossa vontade sobre o outro, e essa oficina foi importante porque mostrou a necessidade de saber respeitar as diferenças, seja pelo corpo, seja na identidade, não importa”, ressaltou.
Veja também: Teresina recebe mais de mil pessoas no Dia Mundial da Criatividade
Game Educacional:
A oficina de Game Educacional foi feita pelo Engenheiro de Software e professor de Computação no Senac Piauí, Francisco André, que mostrou como é o universo do desenvolvimento de jogos.
“O que trouxemos para o Dia Mundial da Criatividade foi justamente os bastidores do desenvolvimento de jogos, convidei também o desenvolvedor de jogos Ruhan Bello para que a oficina ficasse mais dinâmica”, falou. Ruhan Bello falou no DMC 2019 sobre como as carreiras funcionam dentro do desenvolvimento de jogos educativos . “Para mim foi incrível, pois pude ter contato com muitas pessoas interessadas no mundo de jogos, além de poder mostrar o meu trabalho como desenvolvedor e programador de jogos”, falou.
Cristiano Oliveira, que atua como professor de Informática e estuda desenvolvimento de jogos e saiu da oficina satisfeito. “Foi muito bom participar da oficina porque deu para entender melhor a área que estou estudando, pude ter uma abrangência maior deste universo”, disse.
Járdesson Ribeiro também gostou, segundo ele, a oficina abriu a visão sobre como desenvolver jogos. “Eu já tinha curiosidade na área e a oficina me possibilitou ter uma visão ampliada sobre isso”, ressaltou.
Game Bússola das Profissões:
Outro case de sucesso lançado pelo Senac Day no DMC foi o game Bússola das Profissões , um game vocacional composto de 12 perguntas, elaboradas por especialistas das áreas de Recursos Humanos, Psicologia, Educação e Marketing que mostra qual a melhor opção de área profissional para o jogador.
O Bússola é uma experiência gratuita que auxiliar a população na busca por qualificação profissional e por um espaço no mercado de trabalho. O foco principal do game são jovens que ainda não optaram por uma carreira e pessoas que já exercem uma profissão e que buscam aperfeiçoamento ou mudanças profissionais. O Bússola das Profissões visa justamente orientar quanto às áreas do mercado, de trabalho de possível interesse da pessoa, com base no perfil de cada uma.
O projeto da Bússola das Profissões surgiu dentro do Senac Comunidade, no Rio Grande do Sul, e foi lançado no Piauí, dentro do DMC. O orientador do grupo, Lucas Vital, conta que a ideia surgiu a partir do questionamento dos próprios alunos quanto aos seus perfis profissionais. Por meio de pesquisa realizada no Senac Comunidade, o grupo constatou que mais de 50% dos alunos da Escola não tinham certeza de qual profissão seguir.
A plataforma, além de orientar os alunos na escolha profissional, é uma ferramenta facilitadora para empresas de recrutamento e seleção, pois auxilia a identificar o verdadeiro perfil profissional dos candidatos. Conforme são dadas as respostas, vai sendo traçado um perfil profissional.
O Senac Day foi um sucesso no DMC 2019!
Veja AQUI toda a cobertura fotográfica do DMC 2019.
#SenacDay
#DiaMundialdaCriatividade
#DMCTeresina2019