Fusion Food: a harmonia gastronômica entre culturas diferentes
Fusion Food
Uma das belezas da Gastronomia é a possibilidade de misturar técnicas e sabores criando sempre algo novo.
Para combinar de forma harmoniosa as culinárias Piauiense e Italiana, o instrutor e Chef de cozinha Igor Rocha apresentou uma receita deliciosa de Caramelle de galinha caipira com quiabo durante a oficina Fusion Food, para o consultor gastronômico Carlo Marques e alguns ex-alunos do Segmento de Gastronomia.
Na ocasião, os convidados tiveram a oportunidade de cozinhar sob a supervisão do instrutor Igor Rocha. Dá uma olhada nesses pratos maravilhosos:
O MERCADO DA FUSION FOOD
Esse termo surgiu na década de 70 com o movimento nouvelle cuisine — que combinava alimentos das culinárias japonesa e francesa. Ele teve como seus principais representantes os irmãos Pierre e Jean Troigros, Alain Chapel, Michel Guérard e Paul Bocuse. Seu surgimento foi na França, onde rapidamente conquistou cozinheiros.
No entanto, a cozinha de fusão é marcada pela combinação de culturas junto à criação de pratos diferentes e criativos. Basicamente, a fusion food é consequência da globalização de ingredientes, técnicas e culturas. Isso demonstra um enorme intercâmbio cultural, proporcionando troca de experiências e desenvolvendo alimentos maravilhosos.
No Brasil, existem diversos restaurantes que permitem degustar essa mistura de temperos e ingredientes de culturas variadas. Muitos deles apostam nessa gastronomia para desenvolver sua própria identidade e atrair novos consumidores.